Atenção: As indicações para o Prêmio Fundação Aleijadinho 2014 estão abertas.

O que é: Visando reconhecer o bom trabalho realizado por pessoas, entidades  e empresas em benefício da sociedade ouropretana e da região dos Inconfidentes, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, a Fundação instituiu, no ano de 2003, o PRÊMIO FUNDAÇÃO ALEIJADINHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Este Prêmio tem o objetivo de além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo agraciado, incentivar que o trabalho continue e desperte em outros, através dos exemplos dos agraciados, à vontade, o interesse para o serviço social, em prol dos mais necessitados.

O Prêmio Aleijadinho de Responsabilidade Social é dividido em categorias, quais sejam:

• CATEGORIA CIDADÃO: Nesta categoria, premiam-se pessoas que dedicam seu tempo em prol de uma causa, de um grupo de pessoas, acreditando num ideal, acreditando que o ato de estender as mãos ao próximo é algo que faz o outro crescer.

• CATEGORIA COLABORADORA: Nesta categoria premiam-se pessoas que prestaram relevantes serviços à causa da Fundação, observando os princípios que a regem.

• CATEGORIA EMPRESA: Nesta categoria premiam-se as empresas que contribuem para a sustentabilidade econômica e social do Brasil, participando ativamente em todas as comunidades em que estão instaladas, trabalhando por uma sociedade mais justa, tendo como objetivo a qualidade nas relações e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

• CATEGORIA GRATIDÃO E HONRA: Nesta categoria premia-se uma pessoa, ou empresa ou entidade que destacou no trabalho desenvolvido no correr do ano e da vida. Este premiado encaixaria em todas as categorias, tamanha a sua responsabilidade com o social, daí a categoria de gratidão e honra.

• CATEGORIA ENTIDADE: Nesta categoria premiam-se entidades que prestam serviços em prol da comunidade, muitas vezes em silêncio e desenvolvendo trabalhos que contribuem para a qualidade de vida do próximo.

• CATEGORIA IMPRENSA: Nesta categoria premiam-se os canais de comunicação que prestaram relevantes serviços à comunidade e cede um espaço com finalidade de ajudar ao próximo. É uma forma de recompensar os esforços da imprensa na difusão dos trabalhos das entidades e comunidade.

Faça sua indicação:

Digite os caracteres
da figura:

Confira os nomes que já foram indicados:
  • Prefeito José Leandro
    Pelo trabalho desenvolvido em Ouro Preto.
  • Vereador Luis Gonzaga
    Pelo apoio dado ao Projeto Esporte e Cidadania.
  • Hindalco
    Empresa nova que já chegou exercendo a Responsabilidade Social.
  • Vereador Alisson Gugu
    Pelas atividades desenvolvidas em Ouro Preto, com responsabilidade e seriedade. Por apoiar as atividades desenvolvidas pela Fundação Aleijadinho
  • Novelis
    Pelo incentivo e apoio constante à Fundação Aleijadinho e entidades da região.
  • João Bosco da Costa
    Exemplo de cidadão dedicado que ajudou a Fundação Aleijadinho a crescer e expandir novos horizontes. Parabéns pela sua perseverança.
  • Silvano, Estácio, Neuza, Ednalva e demais Professores
    Indico estes Professores exemplares, por sua dedicação,empenho e comprometimento, pois são exemplos de que com pouco recurso podemos formar crianças em excelentes cidadãos e em atletas campeões. São exemplos de profissionais a serem seguidos. Parabéns
  • Thiago Mapa
    Acompanho de perto o trabalho dos vereadores, e observei como destaque o vereador Thiago Mapa, que vem se empenhando para realização de trabalhos sociais nas comunidades mais carentes da região. O mesmo, também tem prestado um grande apoio a Fundação Aleijadinho, lutando sempre pelas causas da mesma.
  • Eduardo França
    Pelo belo trabalho realizado frente ao (OCA)Circo, Arte,Educação e Cidadania, e pelos trabalhos realizados frente ao CMDCA.
  • Gisele - Portaria Novelis
    Pela educação e ser muito prestativa com os funcionários da Fundação.
  • Adilson Mendes Correa - Pastor
    Pela boa vontade em atender as solicitações da Fundação Aleijadinho, sem medir esforços para atender as oficinas.
  • OCA
    Mais uma vez indico a OCA, pelo trabalho com as crianças de Ouro Preto.
  • Cascatinha
    Pelo desprendimento, pela luta frente aos conselhos e ao distrito de Antonio Pereira, pela humildade...
  • FOJ Técnica
    Pelo apoio dado as entidades de Ouro Preto, sempre dispostos a ajudar.
  • Fabíola Grazielly Marques Raimundo Fransozo
  • Elizangela dos Anjos
  • Ana Luiza
    Por ser uma pessoa que dar apoio aos atletas da Fundação Aleijadinho. Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade.
  • Prefeitura Municipal de Ouro Preto
    Constante apoio à Fundação Aleijadinho.
  • Converso Comunicação
    Sempre esteve presente nas realizações da Fundação Aleijadinho. Sempre apoiando e divulgando os trabalhos sociais desenvolvidos pela Entidade e pelo trabalho que fazem divulgando Ouro Preto através da revista EM MINAS.
  • Neusa Aparecida de Jesus
    Pelos anos de trabalho e dedicação e educaçao com os ginasta do esporte cidadania .E pela boa professora dedicada ao seu trabalho
  • Siame
    Sendo uma entidade que atende a mulher em todas as situações, alem disso tem a Oficina de Artesato, aberto ao público de prefencia a mulher e adolescente a partir da idade de dezesseis (16) anos, na minha opinião é um trabalho que merece ser contemplada.
  • Brincando de Educar
    Escolinha de futebol que funciona no bairro Morro Santana, onde são oferecidos aulas gratuitas a crianças e adolescentes com intuito de ocupar o tempo ocioso e levar a Educação através do esporte. Os alunos já participam de campeonatos na cidade de Ouro Preto.
  • Rafael Valle Real
    Pelo grande apoio as entidades e pela responsabilidade com que desenvolve seu trabalho.
  • Samarco
    Empresa que desenvolve a Responsabilidade Social em toda região, pela ação do dia do Voluntariado especialmente no Galpão de Treinamentos do Projeto Esporte e Cidadania/Fundação Aleijadinho e pelo apoio aos projetos das entidades especialmente a Fundação.
  • Hebe Maria Rola Santos
    Dona Hebe: ensaísta, poetisa e folclorista, professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto, idealizadora da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana. Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, Embaixadora Universal da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Criadora e promotora do “Cantando Alphonsus”, em parceria como Museu Casa Alphonsus de Guimaraens. Pesquisadora do folclore Publicou os livros: O Bem-te-Sino; Aldravismo (co-autoria); O Dia de Minas (co-autoria); Mãos de Mariana (co-autoria); Pequeno Dicionário da Linguagem dos Sinos (co-autoria) e no prelo: Chitarô. Cadê o Gato? (fonte:http://jornalvozativa.com) Pelos anos de dedicação a educação, cultura e arte. Nossa gratidão e respeito a esta grande mulher! Merecedora do Premio de Responsabilidade Social Fundação Aleijadinho.
  • Firmino Francisco Assunção
    Por uma vida de dedicação ao ensino da música as crianças e jovens de Passagem de Mariana.
  • Hebe Maria Rola Santos
    Pelos anos de trabalho e dedicação com a Comunidade de Mariana e Ouro Preto. Levando a todos o gosto pela leitura e arte.
  • Impactual Digital Mídia
    A Impactual planeja, elabora e veicula, através de seu outdoor eletrônico, vídeos colaborativos às entidades com algum intuito social relevante.
  • César Augusto Fernandes
  • Firmino Francisco Assunção
    Senhor Firmino é um cidadão com seus 86 anos, músico da Sociedade Musical São Sebastião de Passagem de Mariana que dedica a mais de 70 anos a ensinar voluntariamente música a crianças e jovens da comunidade. Como moradora de Passagem de Mariana, escuto o senhor Firmino falar que tem duas famílias: Família Firmino e Família São Sebastião, pelo esforço e amor no que faz, merece ser homenageado com o premio de Responsabilidade Social.
  • Cleonice Sabino Guimarães
    Por ser uma pessoa engajada nos projetos sociais que a Fundação faz. É uma pessoa que gosta do faz e com carinho. Ajuda a Fundação a expandir os cursos e também pelo empenho em procurar parcerias para que os cursos aconteçam.
  • Ana Paula
  • Carla Celina
    Pela simpatia, pro atividade em relação aos serviços realizados pela fundaçao .O BOM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM OS FUNCIONARIOS. :)
  • HAART "Doutores da Alegria UFOP"
    O Projeto Doutores da Alegria tem como finalidade levar alegria aos hospitais e asilos da comunidade Ouro-pretana. Os participantes são alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, mas é aberto ao público. Dedicando seu tempo em prol acreditando num ideal, acreditando que o ato de estender as mãos ao próximo é algo que fazendo com que o paciente internado esqueça de seus problemas e lembrem - se da alegria de viver.
  • Grupo Assistencial Auta de Souza
    A instituição trabalha em Prol da comunidade do Morro Santana, oferecendo atividades para crianças, jovens e idosos. Desenvolvendo conhecimento, socialização e convivência, valorizando a qualidade de vida do próximo a capacitação profissional e o mercado de trabalho.
  • Juliano Xavier
    Pela proatividade com os funcionários das oficinas da Fundação Aleijadinho.
  • Rádio Itatiaia
    Imprensa respeitada por levar a notícia de forma seria a toda população, pelo trabalho na divulgação das entidades de Ouro Preto em especial a Fundação Aleijadinho.
  • Roberto Fagundes
    Pela proatividade com os funcionários das oficinas da Fundação Aleijadinho.
  • Hexágono Engenharia
    Pelo grande apoio nas ações da Fundação Aleijadinho e o empréstimo de uma empilhadeira que é utilizada nas oficinas.
  • CMDCA
    Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é composto por representantes do poder público e voluntários da sociedade de Ouro Preto em prol da melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes. Dando destaque a captação de recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência – FIA, que nos últimos atendeu várias entidades que atuam no município norteadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
  • Marco Antônio de Freitas
    Secretario Municipal de Esportes engajado nas ações de Ouro Preto, levando o esporte e lazer a toda população.
  • Antônio Luis Sena
    Pela simpatia, pro atividade em relação aos serviços realizados pela Marcenaria e Mecânica da Fundação Aleijadinho, dentro da Novelis.
  • conselho tutelar de ouro preto
    POR SUAS AÇÕES EFETIVAS E CONSTANTES,SENDO ATUANTE COMO UNS DOS ORGÃOS DE MAIOR IMPORTÃNCIA E RELEVÃNCIA DO MUNICIPIO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
  • TV Inconfidentes
    Imprensa respeitada pelo trabalho na divulgação das entidades de Ouro Preto,pelos projetos sociais que desenvolve e apoia.
  • conselho tutelar de ouro preto
    Acredito no trabalho da instituição
  • Conselho Tutelar de Ouro Preto
    Por se tratar de um órgão de extrema importância na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes de nosso município. Trabalham 24 horas por dia na sede e no plantão. Atendem a comunidade expedindo encaminhamentos para jovens e crianças para diversas entidades além de requisitar serviços importantíssimos em várias áreas. Recebem denúncias envolvendo maus tratos com crianças e adolescentes. Essas pessoas, vão aonde quase ninguém vai para ver e ajudar nossas crianças, cobrando das autoridades e poder público o melhor para elas. Isso tudo sem o reconhecimento devido.
  • Conselho Tutelar de Ouro Preto
    Por ser um órgão de proteção da criança e do adolescente que atua 24 horas por dia, apesar de apenas 5 componentes, muitas vezes é cobrado demais e não tem o amparo devido.
  • Jornal Voz Ativa
    Melhor jornal de ouro preto , cobre todas os acontecimentos, toda hor tem noticias, sem dúvidas o melhor !
  • conselho tutelar de ouro preto
    Pois o conselho Tutelar é um órgão de proteção da Criança e do Adolescente que nescessita ser reconhecido pela comunidade, pois desenvolve um trabalho muito importante.
  • Conselho Tutelar de Ouro Preto
    O Conselho Tutelar deste municipio é um orgão que trabalha para garantir os direitos de crianças e adolescente e impedir que os mesmos sofram violações de direito,trabalho de grande relevância porem com pouco reconhecimento.
    O BOM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM OS CRAS DE OURO PTRETO
  • conselho tutelar de ouro preto
    presta serviços de grande relevancia,mas o trabalho é pouco reconhecido e valorizado pela sociedade.
  • Lar São Vicente de Paula
    Pelo excelente trabalho desenvolvido em prol dos idosos internos na instituição. O lar conta com um quadro de pessoal reduzido que, trabalhando em equipe, é capaz de manter o atendimento aos idosos.
  • Juliana Celeste de Matos Braga
    Por desenvolver o projeto "ComTATO" na sala de espera do Centro de Saúde da UFOP. O projeto tem por objetivo promover a interação entre os profissionais de saúde e o público da sala de espera ao trabalhar temas relacionados a saúde, bem estar e qualidade de vida. Durante este ano foram abordadas temáticas como diabetes, depressão, uso de álcool, perigos da automedicação, dentre outros.
  • Juliana Celeste de Matos Braga
    Pelo Projeto "Qual é a sua" que visita escolas públicas de Ouro Preto e região com o objetivo de promover a reflexão sobre a escolha profissional dos jovens, além de aproximá-los da universidade, esclarecendo dúvidas sobre as profissões, processos de seleção, influencias no processo de escolha profissional, dentre outros.
  • Conselho Tutelar de Ouro Preto
    O Conselho Tutelar de Ouro Preto atua como instrumento de garantia dos direitos das crianças e adolescentes em nosso município. Embora Ouro Preto possua uma grande extensão territorial existe somente um conselho composto de cinco conselheiros para atender a toda a demanda existente. É um trabalho que exige muita dedicação e comprometimento.
  • Gerdau
    Empresa que desenvolve a Responsabilidade Social em toda região.
  • Vale
    Por ser uma empresa comprometida com a responsabilidade Social.Pela grande oportunidade oferecida as entidades através da capacitação realizada no projeto Valorizar.
  • Kátia Maria Nunes Campo
    Por ser a voz incansável do povo de Ouro Preto na defesa do patrimônio cultural da cidade e por ter ter desempenhado papel fundamental na defesa do Colégio Dom Bosco. Que a sua voz nunca se cale!
  • Professor Bruno Camilotto
    Pelo trabalho desenvolvido como Chefe do Departamento do Curso de Direito da UFOP que elevou o curso ao primeiro lugar nacional no ENADE.
  • Tália Freitas
    Pelo excelente e dedicado trabalho que vem desenvolvendo na Prefeitura de Ouro Preto para a preservação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada!
  • Promotor de Justiça Domingos Ventura de Miranda Júnior
    Dr. Domingos Ventura de Miranda Júnior vem desenvolvendo um excelente trabalho na 4a Promotoria de Justiça para a defesa do patrimônio cultural de Ouro Preto, com destaque para o distrito de Miguel Burnier e para Morro da Queimada, joias da nossa história.
  • Jornal O Liberal
    Por levar informações a toda comunidade e por divulgar os trabalhos realizados nas entidades.
  • Jornal O Mundo dos Inconfidentes
    Por auxiliar na divulgação das atividades realizadas pelas entidades e pelas valiosas informações de interesse público e pelo carinho com que trata a Fundação Aleijadinho.
  • Estacio F Costa
    Pelo belo trabalho que vem desenvolvendo com os seus atletas mesmo com a precária instalação que possui e suporte financeiro.
    Acho que Merece
  • Conselhon Tutelar de Ouro Preto
    Pois esta entidade ajuda as Crianças e adolescentes que precisam na comunidade e não são reconhecidos
  • COOPA
    A Cooperativa dos Empregados da Novelis presta há muito anos assistência financeira aos seus cooperados, ajudando no planejamento familiar dos mesmos. Em paralelo a este trabalho são desenvolvidos diversos trabalhos sociais em prol da comunidade. Este ano, dois importantes eventos já aconteceram: projeto do teatro que além de oferecer acesso a cultura ainda beneficia entidades da região com doação de alimentos arrecadados com a troca dos ingressos. Outro importante evento é o Dia de Cooperar, que aconteceu dia 08 de setembro, neste dia todo o cooperativismo mineiro se uniu para fazer o bem e a Coopa sempre preocupada com a comunidade onde esta inserida não poderia deixar de participar, apoiamos a Casa Lar de Ouro Preto, com multiplas ações de reforma, pintura, doação de livros e brinquedos pedagógicos, além de proporcionar as crianças da casa muito carinho, alegria e diversão. Portanto, a Coopa não é somente uma instituição financeira que precisa gerar lucros, além disso ela sempre faz questão de apoiar projetos sociais que beneficiem a comunidade ouropretana, fazendo valer um de seus 7 princípios que é o Interesse pela Comunidade.
    O melhor jornal da regiao
  • Jornal Voz Ativa
    É o melhor informativo de Ouro Preto, notícia séria e com responsabilidade.
  • João Pedrosa
    O sr. João Pedrosa, através do grupo virtual "Plantão da Cidade", tem desenvolvido um excelente trabalho de cidadania e ajuda, com informações, esclarecimentos, debates salutares de interesse da população e até campanhas, como a das fraldas geriátricas para o Lar São Vicente de Paulo. O grupo possui aproximadamente 3.500 membros e o sr. João Pedrosa, com postura ética e isenta, modera o mesmo de forma a que os debates e sugestões sejam sempre dentro do respeito ao outro, muitas vezes resultando em atos efetivos de ajuda ao próximo.
  • Jornal Voz Ativa
    Pela excelência do serviço prestado na região dos Inconfidentes (Ouro preto, Mariana e Itabirito), levando notícia em tempo real de forma responsável e imparcial.
    O melhor jornal da regiao
  • Suely Monica de Moraes
    Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Cruz há dois mandatos vem desenvolvendo trabalhos socio-educacionais em favor de criaças e jovens em situação de vulnerabilidade.Em menos de sete anos na comunidade conquistou o carinho e o amor dos moradores não somente pelo seu trabalho;mas principalmente pela sua capacidade de amar ao próximo e de se fazer a caridade.
  • Dr Pedro Diógenes de Oliveira Costa
    Uma pessoa que dedicou a vida pra salvar a vida dos outros.
  • JUSCELINO DOS SANTOS GONÇALVES
    Pela dedicação no trabalho com dependentes quimicos e população carente de ouro preto.
  • DONA DUNGA
    Cidadão pelo trabalho que desenvolve na banda.
  • Dona Dunga
    Cidadão pelo trabalho que desenvolve na banda do município.
  • DONA DUNGA
    Pessoa que dedica seu tempo em prol de uma causa e de um grupo de pessoas, acreditando num ideal, acreditando que o ato de estender as mãos ao próximo é algo que faz o outro crescer.
  • Cruzeiro do Sul Esporte Clube
    Trabalho esportivo,social,educacional,pedagógico e ambiental com 300 crianças e adolescentes de Cachoeira do Campo.Sendo está atividade realizada no contra turno escolar. As crianças e os adolescentes tem oficina de: Informática. Reforço Escolar. Futebol.E o acompanhamento médico.
  • Rodolpho Julio Marci Bohrer
    É o fundador do grupo Banco de Empregos - Ouro Preto, na rede social Facebook. Achei uma excelente iniciativa,ele que é jovem, usou o facebook, onde muitos outros usam como lazer, para conseguir exercer a cidadania e ajudar as pessoas. Vejo que ele tem dedicação ao grupo e faz puramente para ajudar quem procura emprego. O grupo antes atingia a cidade de Ouro Preto, e atualmente está abrangendo várias cidades ao redor também. Há mais de 5 mil membros. Por isso o indico.
  • Marco Antonio de Almeida
    O senhor Marco Antonio vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância para a comunidade de Miguel Burnier com o projeto estaçaõ que visa resgatar os valores culturais e o reconhecimento da importância do Distrito para o contexto do desenvolvimento industrial do nosso país.por esse motivo indico o Marcos não somente pelo trabalho desenvolvido naquele distrito;mas também pelo exemplo de cidadania que comove aqueles que são natos ou interessados em uma qualidade de vida melhor dos moradores que em meio à grande exploração mineral concentrada na região ainda se consegue resgatar a autoestima dos mesmos e valorizar os patrimônios existentes sejam eles materiais ou imateriais.
  • Helenice Afonso de Oliveira
    Responsável pela preservação e bom atendimento ao público e pesquisadores em geral, no Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, há pelo menos 10 anos. Dedica-se com carinho a esse trabalho, possui conhecimento importantíssimo, e sempre atende de bom grado à todas as pessoas que lá recorrem.
  • Jornal Voz Ativa
    O Jornal Voz Ativa destacou-se em 2013 por ser o jornal on line que apresenta notícias relevantes ao interesse da cidade em tempo real.
  • Programa de educação patrimonial trem da vale
    pelas ações voltadas para o conhecimento, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e natural dos municípios de Ouro Preto e Mariana, por meio de seus cursos, oficinas, eventos e demais atividades, além da viagem de trem e da visita aos espaços culturais das estações
  • Q-VIDA
    Microfinanças como fator de desenvolvimento e inclusão social, geração de trabalho e renda com transformação social
  • funafarma
    PROMOÇÃO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DA POPULAÇÃO EM GERAL DE OURO PRETO E REGIÃO ATRAVÉS DE AÇÕES PREVENTIVAS E/OU CURATIVA ,CAMPANHAS,DOAÇÕES .
  • anisio antonio izidoro
    trata-se de uma pessoas que ha 26 anos trabalha com crianças e adolescente pobres da colonia santa izabel em betim, combatendo a desnutrição e anemia, causadas pela fome ou ma alimentação, desenvolve projetos de alfabetização, aulas de leitura e reforço escolar, combate todo e qualquer foma de violação de direitos humnanos, escpecialmente mulheres vitimas de violencia sexual, violencia domestica, discriminação, intolerancia e preconceito