Família: uma força motriz para a continuidade dos Projetos!

27/06/2023 às 08h37

No artigo de hoje, trazemos como as famílias podem atuar como agentes de transformação em prol de um futuro melhor ao promover a participação de seus filhos em projetos sociais e esportivos.

Inicialmente, é importante relembrar e reconhecer que a participação em projetos sociais, como os oferecidos pela Fundação Aleijadinho, tem uma série de vantagens para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos envolvidos.

O envolvimento em atividades esportivas, artesanais e musicais, não apenas promove um estilo de vida saudável, mas também ensina importantes valores, como trabalho em equipe, resiliência, disciplina e respeito. Além disso, oferece oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal, ajudando a desenvolver habilidades físicas e cognitivas, bem como a construir relacionamentos positivos com os colegas.

A família desempenha um papel crucial na formação e no desenvolvimento de seus membros, e, trazendo para esse contexto, as mães, como figuras centrais na vida de seus filhos, desempenham um papel vital ao incentivar e apoiar a participação em projetos sociais. E unem a família toda no mesmo objetivo.

Por meio de seu amor, cuidado e orientação, elas motivam seus filhos a explorar essas oportunidades, destacando os benefícios e as experiências positivas que podem ser obtidas. As famílias demonstram interesse genuíno nas atividades em que seus filhos estão envolvidos, comparecendo a jogos, competições e eventos, encorajando e valorizando seus esforços. Esse apoio e envolvimento ativo aumentam a autoconfiança das crianças e adolescentes, promovendo um senso de pertencimento e realização.

Convidamos Irinissi Gonçalves Rodrigues Pedrosa e Rozilene Lopes de Matos Magalhães, mães de beneficiários do Projeto “Esporte e Cidadania – Judô de Ouro”, núcleo Amarantina, para nos contar um pouquinho de como a participação da família é importante no incentivo a participação de seus filhos, bem como para garantir a continuidade dos mesmos nas comunidades beneficiadas.

Para Rozilene, mãe do Rian Júnior Magalhães, “o projeto social (judô) é muito importante para a comunidade, e para as crianças também, pois o esporte contribui para o desenvolvimento das crianças, ajuda a melhorar a qualidade de vida, potencializa o raciocínio lógico, a paciência, autocontrole, e ajuda também na educação.

São inúmeros os benefícios, por isso é muito importante para nós, pais, incentivarmos a participação de nossos filhos no projeto e estarmos sempre presentes com eles, para que o projeto continue por bastante tempo, porque é muito importante para o nosso distrito também.”

Já Irinissi, mãe da Júlia Rodrigues Pedrosa e da Cecília Maria Rodrigues Pedrosa, nos conta que suas filhas adoram, que só tem a agradecer a oportunidade, visto que os distritos normalmente não são beneficiados por projetos como os ofertados pela Fundação Aleijadinho. “Para nossa família foi muito importante, as meninas participam com muito entusiasmo e tem apresentado mais disciplina depois que começaram a participar das aulas. Elas não faltam, eu e meu esposo incentivamos muito a participação delas e fazemos de tudo para que elas sejam assíduas. Torcemos muito para que outras crianças tenham a mesma oportunidade. Nós só temos a agradecer à Fundação Aleijadinho por ter desenvolvido esse projeto maravilhoso e, principalmente, por ter trazido o mesmo aos distritos, não só Amarantina, mas outros de Ouro preto e região. Além de levar conhecimento, quebrando tabus e preconceitos. Minhas filhas não conheciam o judô, tinham um olhar diferente a respeito, e agora elas sabem, conhecem e amam. Foi e está sendo muito importante para a formação delas”.

Ambas ressaltam a importância de toda a família no incentivo à participação dos projetos. Todos desempenham um papel fundamental ao encorajar e apoiar seus filhos nessa jornada. Ao promover a participação em projetos sociais, as famílias não só proporcionam benefícios individuais para seus filhos, mas também contribuem para o fortalecimento e a continuidade dessas iniciativas nas comunidades beneficiadas, especialmente nos distritos, como dito pelas nossas entrevistadas.

Sem contar que, ao incentivar a participação em projetos sociais nas comunidades beneficiadas, em especial nos distritos, as famílias contribuem para a continuidade dessas iniciativas. Essas comunidades muitas vezes enfrentam desafios socioeconômicos, falta de acesso a recursos e oportunidades limitadas para o desenvolvimento dos jovens. Ao incentivar seus filhos a se envolverem em projetos sociais, as famílias ajudam a quebrar esse ciclo, criando uma nova geração de indivíduos engajados e comprometidos com o bem-estar de suas comunidades.

O esporte, o artesanato, a música, têm o poder de unir as pessoas, promover a inclusão e criar um senso de comunidade. Ao participar dessas atividades, os jovens têm a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes origens e estabelecer laços de amizade e solidariedade. Essas conexões fortalecem os vínculos sociais e ajudam a construir um ambiente mais coeso e colaborativo dentro das comunidades.

E a Fundação Aleijadinho sabe disso. Por isso está engajada em levar seus projetos para o maior número possível de localidades, beneficiando cada vez mais pessoas, contribuindo de forma efetiva na formação integral de cidadãos.

É indiscutível que o apoio de vocês nos ajuda a formar indivíduos conscientes, comprometidos e engajados com o bem-estar social, contribuindo também para a transformação das localidades, fortalecendo os laços sociais, criando oportunidades e oferecendo esperança para um futuro mais promissor. Portanto, reconhecer e valorizar o papel das famílias na promoção da participação em projetos sociais, é fundamental para construir comunidades mais inclusivas, igualitárias e vibrantes.

Por isso, agradecemos à todas as famílias que estão engajadas conosco nessa causa.

“Acreditar no esporte é incentivar conquistas.”