Oficina? Escola? Ou uma Oficina – escola? Conheça os inúmeros benefícios de um projeto como este

28/06/2023 às 08h18

Sabemos que uma das maiores missões da Fundação Aleijadinho é promover o desenvolvimento da nossa comunidade e dos seus cidadãos através do conhecimento, da educação e do esporte.

Neste sentido, a Fundação agora dá mais um passo importante: investe em cursos profissionalizantes. Já anunciamos anteriormente sobre o curso de cuidador de idosos, e agora, o próximo passo almejado é investir em um projeto que vai aproveitar a Oficina de serralheria da Fundação Aleijadinho para ensinar um ofício à população.

E sabe porquê? Porque oficinas de serralheria que oferecem cursos profissionalizantes podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da comunidade e no mercado de trabalho.

Dentre as razões pelas quais um curso profissionalizante em nossa oficina pode ser significativo, estão:

Ao oferecer cursos profissionalizantes, a nossa oficina de serralheria vai ajudar a preservar e promover esse ofício tradicional. Além disso, os alunos terão a oportunidade de explorar a criatividade e produzir peças únicas, contribuindo para a diversidade e a valorização da cultura local e pessoal, já que a personalização de ambientes está cada vez mais em alta. Logo, nossos alunos sairão aptos a acompanhar as tendências do mercado com total segurança na execução dos mais diversos projetos.

E para destacar os resultados positivos e as conquistas que podem ser alcançadas por meio desse projeto, convidamos Marco Antônio Xavier, case de sucesso em nossa oficina, para nos contar um pouco de sua trajetória e para exemplificar os benefícios e impactos positivos que o projeto pode trazer para a comunidade, indivíduos e o setor em questão.

Marco tem 34 anos, é natural de Ouro Preto, morador do distrito de Santo Antônio do Salto. Conheceu a serralheria através da própria Fundação. Sem experiência, foi convidado a trabalhar. Chegou e foi muito bem atendido e recepcionado. Todos os seus colegas o receberam bem e com muita boa vontade em repassar conhecimento.

Trabalhou durante 7 (sete) meses como auxiliar de serviços mecânicos e depois recebeu sua classificação como mecânico montador. Ele agradece à toda equipe pela recepção e principalmente ao Wadson, líder da equipe da Oficina, quem o treinou. Começou na parte da pintura e foi gradualmente aprendendo outras funções, como montagem e acabamento, e hoje é mecânico.

Em apenas 1 (um) ano e 2 (dois) meses de trajetória, desde o primeiro contato com a serralheria e com a mecânica industrial, Marco se destacou. E, por isso, hoje ele acredita que um projeto que possa ofertar às pessoas a oportunidade de aprender o ofício de serralheiro e de mecânica só tem a beneficiar.

“Existem muitos jovens que realmente não tem oportunidade de crescimento”, e, ao dizer isso, ele se baseia na própria história. Marco, como morador de uma área distrital, relata que sempre realizou trabalho braçal e não tinha nenhuma perspectiva de sair da “roça”. E, desta forma, levar a oportunidade que ele teve para outros jovens vai levar também melhorias para suas famílias, como aconteceu com ele, e para a comunidade, posto que os mais jovens vão ter bons exemplos a seguir: “Muitas crianças e jovens que moram em distritos precisam ajudar os seus pais na roça e não acreditam que tem chance de crescimento caso busquem oportunidades nas sedes, visto que, muitos deles não conseguem nem mesmo se deslocar para estudar.”

Por isso, Marco chama a atenção também para o fato de a serralheria ser uma profissão que tem um mercado altamente competitivo. Logo, os beneficiários de um projeto como o que está sendo idealizado pela Fundação sairão não só sabendo uma profissão, mas uma profissão com real chance de contratação e crescimento profissional.

Aliás, nas palavras de Marco, outro ponto que merece destaque é a estrutura que a Fundação Aleijadinho possui. Além da estrutura física, maquinária e material, a equipe é muito humanizada, receptiva, ensinam com verdade, disposição. Para ele, ponto fundamental para o bom desempenho de qualquer profissional: um ambiente saudável de aprendizado e de trabalho.

Agradecemos ao Marco por compartilhar sua história e ressaltar a importância de um projeto como esse em sua área! Esperamos que sua história inspire cada vez mais pessoas, assim como nos gratifica ter profissionais como você em nossa equipe.

Ademais, suas palavras ecoam como um chamado à ação. Conforme refletimos sobre suas experiências e visões, torna-se evidente que a implementação desse projeto traria benefícios inegáveis não apenas para a empresa, mas também para todos os envolvidos.

Em resumo, cursos profissionalizantes desempenham um papel importante na capacitação profissional, uma vez que proporcionam um ambiente de aprendizado prático e estimulante, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades valiosas para o mercado de trabalho e para suas vidas pessoais.

Além disso, ao oferecer cursos profissionalizantes, as oficinas de serralheria contribuem para o crescimento econômico local, a valorização da cultura e a criação de oportunidades de emprego. Portanto, é fundamental reconhecer a importância dessas oficinas na promoção do desenvolvimento comunitário, na formação de profissionais qualificados e no despertar do potencial criativo e empreendedor dos indivíduos.

Nessa conclusão, podemos vislumbrar um futuro promissor, impulsionado pela convicção de que investir nessa iniciativa é o caminho para o crescimento, inovação e sucesso duradouro.

Por isso a Fundação Aleijadinho mais uma vez se orgulha dos seus passos! Continuem ligados em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as notícias e informações sobre nossos cursos profissionalizantes e também sobre nossos demais projetos!