Visita da Vice-Prefeita de Ouro Preto e do Secretário Municipal de Esportes e Lazer à Fundação Aleijadinho

07/07/2023 às 07h43

Apresentação de resultados e novas perspectivas

No dia 15 de junho, tivemos a honra de receber a Vice-Prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, e o Secretário Municipal de Esportes e Lazer em nossa sede. Durante a visita, o Presidente da Fundação Aleijadinho, Márcio Fernandes Guimarães, apresentou o relatório de impacto das ações realizadas em 2022.

Nossos esforços em promover a inclusão social por meio de doações e serviços têm gerado resultados significativos. Com aulas de esporte em comunidades vulneráveis, conseguimos reduzir a evasão escolar, fortalecer o senso de comunidade e preencher o contraturno escolar com atividades que promovem a socialização, saúde e bem-estar dos beneficiários.

No último ano, atendemos 1500 crianças e adolescentes com aulas de judô, handebol e vôlei, realizando mais de 13500 atendimentos mensais. Atuando em Ouro Preto, Mariana e Itabirito, contamos com 55 turmas, proporcionando 13.500 horas de atendimento e gerando 19 postos de emprego. Ao todo, impactamos a vida de 1,5 mil pessoas.

Com base em nosso sucesso, apresentamos aos visitantes o novo ciclo 2023/24 da Fundação Aleijadinho. Planejamos ampliar os projetos Judô de Ouro, Formando Campeões e Fundação Educação, além de introduzir novas modalidades como futebol, futsal e basquete. Também temos o objetivo de expandir nossa atuação para a cidade de Ouro Branco.

Durante a visita, apresentamos o novo projeto da Fundação Aleijadinho: o Curso Técnico em Cuidados com Idosos. A inserção de pessoas em situação socioeconômica desafiadora no Ensino Técnico e Profissionalizante contribui para reduzir as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento e a modernização do Brasil.

Os cursos técnicos, juntamente com os cursos livres, oferecem oportunidades práticas de inserção no mercado de trabalho local. Dessa forma, além de cumprir nossa missão, buscamos preparar os alunos para atender às necessidades profissionais com excelência e habilitá-los para o mundo do trabalho atual.

A escolha do Curso em Cuidados com Idosos como nosso primeiro curso técnico se baseia no envelhecimento da população brasileira. Segundo o IBGE, as pessoas com 65 anos ou mais representam 10,2% da população. O papel dos cuidadores de idosos é crucial, proporcionando assistência especializada e cuidados essenciais para garantir uma qualidade de vida satisfatória.

A profissionalização dos cuidadores de idosos traz benefícios como a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela crescente da população. Os impactos positivos desse curso são imensuráveis, pois contribuem para preservar a autonomia e a dignidade dos idosos, além de promover a interação social e o bem-estar físico, emocional e social.

Ao final deste encontro, ficamos extremamente satisfeitos ao saber que a visita das autoridades à nossa sede marcou o início de uma parceria de excelência para o futuro. Os resultados obtidos e as perspectivas apresentadas reforçam nosso compromisso em promover a inclusão, a geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida em nossa comunidade.