Aulas Gratuitas de Escalada

23/07/2021 às 12h08

Em clima de Olimpíadas!

Nesta sexta-feira, 23 de julho, começam os Jogos Olímpicos de Tóquio. Aqui em Minas Gerais, a Associação Natividade dá início ao projeto Jovens Olímpicos.

Escalada, skate e basquete 3x3, também conhecido como street ball, são esportes que estreiam nos Jogos Olímpicos que se iniciam na próxima sexta-feira, 23 de julho, em Tóquio. Os três esportes ganham espaço nas Olimpíadas pois possuem um forte engajamento do público jovem e estão em amplo crescimento.

“Enxergamos o potencial transformador dessas modalidades esportivas e assim criamos o projeto Jovens Olímpicos”, contou Rafael Diniz, gestor da Associação Natividade. O projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte sistematiza oficinas de iniciação esportiva que buscam diversificar e promover as práticas corporais de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas. “Queremos também alimentar o sonho desses meninos e meninas de serem campeões na vida”, comentou Rafael.

Com destinação fiscal de Itaú, Bartofil, BDMG e Agropeu, o projeto Jovens Olímpicos será realizado nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Ponte Nova, Santa Luzia e Ouro Preto. O skate será oferecido em Santa Luzia, onde a Natividade realizou com sucesso o projeto Conexão Sk8 em 2019 e início de 2020. O basquete 3x3 será oferecido para crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Ponte Nova. Já as oficinas de escalada serão ofertadas em Ouro Preto, cidade marcada pelo relevo montanhoso e propício para a prática também da escalada outdoor.

A cada semestre de atividades, o projeto promoverá uma mini olimpíada entre as turmas de cada modalidade esportiva para incentivo à socialização das crianças, adolescentes e familiares e também avaliação dos aprendizados. O Jovens Olímpicos ainda prevê em seu calendário durante o semestre realização de passeios e visitas técnicas com os alunos para conhecerem, por meio do esporte, novos lugares, realidades e pessoas.

Desafios de apostar no novo

Antes de iniciar as aulas de escalada, os instrutores selecionados estão realizando uma pesquisa e encontros formativos para juntos construírem uma metodologia de ensino de escalada. Rafael Diniz explicou que quando a Natividade começou a trabalhar com o skate em 2017, com o projeto Academia do Skate, passaram por um movimento parecido. Em 2019, o projeto publicou seu primeiro guia de iniciação de skate em mini-ramp, em que compartilha a metodologia desenvolvida. “Temos poucas referências bibliográficas de iniciação esportiva com estes novos esportes. Assim, nosso trabalho começa com a seleção de uma equipe de profissionais com competência para a pesquisa e desenvolvimento de uma metodologia própria. Durante toda a execução a equipe passa por encontros de formação em que os métodos de ensino são compartilhados e aperfeiçoados.

“Como ainda estamos em um período de pandemia, as formações agora incluem protocolos e cuidados de higiene durante as oficinas para a garantia da segurança de todos os envolvidos”, alertou Rafael. O projeto Jovens Olímpicos abrirá no dia 23 de julho, data de início dos Jogos Olímpicos, as inscrições para as oficinas de iniciação esportiva. Confira os locais:

Escalada

Ouro Preto

Telefone: (31) 3551.5101 | e-mail: projetos@fundacaoaleijadinho.com.br

Basquete 3x3

Belo Horizonte

Telefone: (31) 99791-2605 | e-mail: bomnabolabomnavida@gmail.com

Ponte Nova

Telefone: (31) 3817-1816 | e-mail: semej@pontenova.mg.gov.br

Skate

Ponte Nova

Telefone: (31) 3636-1746 | e-mail: em.mjosebrito@santaluzia.mg.gov.br