FEVEREIRO ROXO: CONSCIENTIZAÇÃO QUE TRANSFORMA!

06/02/2024 às 14h04

O mês de fevereiro não é apenas um período de celebração do carnaval, mas também uma oportunidade valiosa para aumentar a conscientização sobre doenças muitas vezes invisíveis, que desafiam não apenas a saúde física, mas também o entendimento e o apoio da sociedade.  

O Fevereiro Roxo foi criado em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Inicialmente promovida por ONGs, prefeituras, governos estaduais e municipais, a campanha possui o objetivo de levar informação, conhecimento e conscientização sobre o o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer através de palestras e ações públicas. 

Mas aí você pode se perguntar: são doenças muito diferentes, por que são trabalhadas em conjunto pela campanha? 

Apesar das doenças relacionadas à campanha serem completamente diferentes, o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer possuem algo em comum: são incuráveis.  

Por isso, é fundamental que elas sejam descobertas em seus estágios iniciais para que possam ser controladas. 

A causa exata das doenças autoimunes ainda não é conhecida, mas alguns estudos apontam que elas podem estar relacionadas a diversos fatores, como: hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. 

Mas, mesmo assim, um outro ponto em comum delas é que a maioria da população afetada é mulher. 

Confira algumas das principais características de cada doença: 

Lúpus 

Lúpus é uma doença de condição autoimune e crônica, que pode afetar diversos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. 

Luz solar, infecções e medicamentos também são considerados alguns dos possíveis gatilhos para desencadear o Lúpus. 

Os sintomas podem variar de acordo com as partes do corpo afetadas pelo Lúpus. 

Os sinais mais comuns são:   

Fibromialgia  

A Fibromialgia é uma doença reumatológica, que afeta a musculatura e gera vários pontos de dor por todo o corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. 

Os principais sintomas da doença são: 

Alzheimer 

A Doença de Alzheimer (DA) é considerada um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, ou seja, que afeta o sistema nervoso central, causando a morte das células na região cerebral ao longo do tempo. Além disso, o Alzheimer é a forma mais comum de demência entre pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos. 

Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer estão: 

Como mencionado anteriormente, essas doenças não têm cura, e os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições e, por isso, são consideradas “invisíveis”. 

O tratamento delas é, quase em sua totalidade, paliativo, e tem como objetivo o alívio dos sintomas e a melhora na qualidade de vida dos pacientes. Essas condições exigem cuidados multidisciplinares, como uso de medicamentos, fisioterapia, terapia ocupacional, prática de atividades físicas, massagem, acupuntura, reeducação alimentar, dentre outros. 

Viram como compartilhar informações é tão importante? 

Envie o link deste artigo para quem você gostaria que também soubesse dessas informações, e, na dúvida, ou na persistência de qualquer destes sintomas, procure um médico. 

Neste Fevereiro Roxo, vamos juntos desmistificar o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. Compartilhe esta mensagem e ajude a construir um futuro com mais informação e apoio para quem precisa. 

 

Referências: https://www.gov.br/hfa/pt-br/campanha-do-mes 

https://drauziovarella.uol.com.br/ 


Voltar

Confira também: